A CIÊNCIA GEOGRÁFICA NÃO CABE NUMA OPINIÃO - NOTA DE RESPOSTA À FOLHA DE SÃO PAULO

NOTA DE RESPOSTA

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA NÃO CABE NUMA OPINIÃO

Sobre a opinião veiculada no dia 27 de outubro de 2021 no Jornal Folha de São Paulo, cujo título é “O que aprendi no Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia”, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) entende que:

1. Tendo como primeiro presidente Milton Santos, um dos mais importantes geógrafos do mundo, professor da USP e colaborador e colunista neste mesmo jornal durante anos, esta associação tem em sua base hoje 75 dos 77 Programas de Pós-Graduação em Geografia do país, organizados em cursos de mestrado e/ou doutorado, o que denota a sua contribuição e envergadura de representação político-científica. A ANPEGE realiza bienalmente o Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), sendo que o deste ano foi o XIV encontro, que se constitui como importante instrumento de intercâmbio entre pesquisadores e de atualização do conhecimento geográfico, sobretudo na atual conjuntura brasileira.

2. A quantidade de Programas de Pós-Graduação; de fundações, institutos, agências e superintendências de pesquisa geográfica nos Estados federados (e sua importância ao planejamento estatal) e as quase 100 revistas científicas de divulgação desta área fazem da Geografia brasileira uma das mais importantes escolas neste campo no mundo, reconhecida por sua autonomia crítica e sua capacidade de produção científica.

3. Assim, a Anpege tem como responsabilidade oportunizar aos milhares de pesquisadores comprometidos com a ciência geográfica e demais áreas de conhecimento um espaço de articulação do saber que coloque em evidência as teorias, abordagens e temas da atualidade, com enfoque no espaço nacional brasileiro, com suas contradições e possibilidades. Ao mesmo tempo, tem o dever ético e moral de defender a ciência, a pesquisa científica, o financiamento público e o Estado Democrático de Direito; de combater o negacionismo científico, o obscurantismo e a vulgaridade de opiniões descomprometidas com a verdade; e, sobretudo, de colocar a produção do conhecimento geográfico na consolidação de uma sociedade igualitária e na busca por justiça social.

 

Adão Francisco de Oliveira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT. Ex-secretário Estadual de Educação do Tocantins. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege)

Marco Antonio Mitidiero Junior

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB, UFS e TerritoiAL (Unesp). Ex-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege)

 

Link Nota completa publicada no jornal-> https://outline.com/UYwwA3

Link com a nota RESUMIDA no jornal Folha de São Paulo -> https://outline.com/XZVLet

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim