DEBATE/LANÇAMENTO do Livro "COVID-19 e a Crise Urbana"

ANPEGE CONVIDA

Conversa com os autores
Ana Fani Alessandri Carlos (USP)
Paola Verri de Santana (UFAM)
Jorge Luis Barboza (UFF)
Rafael  Faleiros de Padua (UFPB)
Mediação: Marco Mitidiero (Pres. ANPEGE)

Quinta-Feira, 25 junho 2020 - as 19:00hs
Via Facebook da ANPEGE
 

O livro “COVID-19 e a crise urbana” em seu viés geográfico dá centralidade ao fato de que vivemos numa sociedade urbana e mundalizada, campo fértil para a propagação do vírus em boa parte do planeta.
No caso brasileiro a epidemia vem agravar uma crise urbana vivida em sua radicalidade: a concentração de renda que acompanha a história brasileira se vê agravada pelo modelo neoliberal de desenvolvimento  que tem rebatimento direto no modo como essa concentração hierarquiza a sociedade no espaço produzindo a cidade segregada (social e espacialmente), o que implicará no modo diferenciado como a pandemia vai se concretizar e evoluir atingindo diferencialmente a sociedade.

Acompanhada de uma profunda crise política o drama social de vê multiplicado, no Brasil, pela contradição entre a política federal que privilegia o “direito ao crescimento” e as estratégias sugeridas pela OMS e, seguida em parte pelos governadores e prefeitos brasileiros, do “ direito à vida”.O conflito entre as políticas federais e as estaduais e municipais escancaram a orientação dos gastos públicas submetidos pela lógica neoliberal que vem privando parte significativa da sociedade brasileira do direito à cidade que aparece hoje em seu avesso na precariedade impiedosa da vida periférica promovida pela incessante busca do lucro.

A pandemia se instaura num urbano em crise, de enfretamentos políticos cujas alianças se fazem contra o social. Á deriva, uma parcela da sociedade, presa nas periferias urbanas sem assistência e políticas de produção do espaço de uma vida digna, vai construindo estratégias próprias e solidárias de superar este momento. Esta aparece como a possibilidade de criar os laços que permitem construir um projeto de futuro em comum na cidade, recolocando a luta de classes num outro patamar: a solidariedade frente a barbárie.

Realizado no “calor do momento” sobre um tema candente que nos aflige a todos, o livro traz, todavia, um debate conceitual sobre a compreensão da cidade e do urbano em crise, no Brasil.

Link do Livro -> DEBATE/LANÇAMENTO do Livro "COVID-19 e a Crise Urbana"

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/471

Galeria de fotos

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim