NOTA DE REPUDIO A AÇAO DISCRIMINATORIA OCORRIDA NO XV ENANPEGE

Ano de publicação: 2024

Os Delegados do XV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, cujo tema foi Geografia da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo, reunidos em Assembleia Geral no dia 13 de outubro de 2023, na Universidade Federal de Tocantins (UFT) - Palmas, deliberaram por esta Nota de Repúdio contra a ação de um dos coordenadores do GT Urbanização, Turismo e Meio Ambiente. Neste ato, o professor, Coordenador do GT, não permitiu que uma aluna do curso de doutorado em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Campus Maracanã) apresentasse o seu trabalho como os demais inscritos no evento, submetendo-a a constrangimento perante os  participantes do GT. Esta ação vivenciada pela aluna e testemunhas foi denunciada em assembleia como ato discriminatório de caráter racista, uma vez que a estudante é uma mulher negra.



A ANPEGE procura construir uma agenda de intervenções antirracistas, defende a diversidade de raça, gênero e demais interseccionalidades nos ambientes e instituições de ensino e pesquisa e entende ser inadmissível que tenhamos comportamentos que revelem a perversa face do racismo estrutural em qualquer lugar e tempo na sociedade, em especial no meio científico geográfico.



Por isso, esta associação e a sua comunidade representada manifestam total solidariedade à estudante, bem como o repúdio ao fato ocorrido.



Palmas, 06 de fevereiro de 2024.



Diretoria “Outros Outubros Virão”

ANPEGE 2022-2023


Baixar arquivo

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim