8a Circular XV ENANPEGE - Resultado de prêmios de melhor tese e dissertação

Ano de publicação: 2023

Anunciamos a decisão das comissões de prêmios sobre os trabalhos premiados como melhor tese e dissertação e também menções honrosas de cada comissão.





As comissões comunicaram os premiados e seus respectivos programas na data de  13 e 14 de setembro de 2023.



Parabenizamos todos os autores, orientadores e programas pela contribuição à Ciência geográfica Brasileira!



Parabenizamos aos que obtiveram menção honrosa e a todos que enviaram suas inscrições.



Agradecemos o trabalho de todas as comissões, incansáveis em seu ofício de pesquisa, produção do conhecimento e saber e avaliação de trabalhos.



 



1. Prêmio “Aziz Nacib Ab´Sáber” (Geog. Física)





Melhor Dissertação



Rafael Vilela De Andrade, intitulada PROCESSOS EROSIVOS NO RELEVO DE CUESTAS: A INFLUÊNCIA ANTRÓPICA E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU (SP).



Orientação da Profa. Dra. Cenira Maria Lupinacci - Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro (SP).



Menções honrosas dissertação



Lidiane De Oliveira Lemos intitulada CONFIGURAÇÃO TÉRMICA

HORIZONTAL E VERTICAL DO CLIMA URBANO DO CENTRAL BUSINESS

DISTRICT (CBD) DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (RJ).



Orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos Oscar Júnior - Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)



Isa Gabriela Delgado De Araújo intitulada GEOMORFODIVERSIDADE DA ZONA COSTEIRA DE ICAPUÍ, CEARÁ: DEFININDO GEOMORFOSSÍTIOS PELOS VALORES CIENTÍFICO E ESTÉTICO.



Orientação do Prof. Dr. Marco Túlio Mendonça Diniz - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)



Melhor tese

Alessandro Donaire De Santana, intitulada FRACKING NA NOSSA TERRA, NÃO!”: CONFLITOS AMBIENTAIS EM TORNO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS NÃO CONVENCIONAIS NO OESTE PAULISTA E CENTRO – OESTE PARANAENSE.

Orientação do Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes -
Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, Campus Presidente Prudente (UNESP).



Menções honrosas as teses



Rodrigo Lima Santos intitulada EXPANSÃO URBANA E MODELAGEM DE CENÁRIOS HIDROLÓGICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS DE GOIÂNIA (GO) 2002-2030.

Orientação da Prof.ª Dr.ª Fabrizia Gioppo Nunes. Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG).





Ana Maria Severo Chaves intitulada DINÂMICA GEOECOLÓGICA E CENÁRIOS POTENCIAIS PARA CONSERVAÇÃO DA PAISAGEM SEMIÁRIDA NA BACIA DO RIACHO SÃO JOSÉ EM PERNAMBUCO.



Orientação da  Profª. Drª. Rosemeri Melo & Souza - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 



2. Prêmio Nidia Nacib Pontuschka (Ensino)



Melhor dissertação



João Victor Gaspar Martins , intitulada: As políticas educacionais e sua relação com a dinâmica espacial das escolas e práticas espaciais de crianças e jovens escolares: um olhar para Papucaia, Cachoeiras de Macacu/RJ (2010-2018).

Orientação da profa. Dra. Amélia Cristina Alves Bezerra da Universidade Federal Fluminense (UFFS) -  Programa de Pós-Graduação em Geografia.



Menção honrosa dissertação


Victor Pereira De Sousa, intitulada: Espaço corporificado: uma perspectiva queer em fractal sobre a geografia da escola.



Orientação da  profª Drª Anita Loureiro de Oliveira da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Programa de Pós-graduação em Geografia.



 



 Melhor tese



Tadeu Jussani Martins, intitulada:  A geovisualização no ensino de Geografia.

Orientação da profa. Dra. Andréa Aparecida Zacharias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)  -  Campus de Rio Claro - Programa de Pós-Graduação em Geografia.





3. Prêmio “Maurício de Almeida Abreu” (Geog. Humana)



Melhor dissertação



Pedro Thomé Quintão Queiroz, intitulada “Patrimônio-territorial indígena na urbanização de Brasília e no santuário sagrado dos pajés. Contexto latino-americano”.



Orientação do Prof. Dr. Everaldo Batista da Costa - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (UnB).

 



Menção honrosa dissertação

Maglandyo da Silva Santos, intitulada “As territorialidades simbólicas de um

terreiro de candomblé na cidade de Cajazeiras, Paraíba”.

Orientação do Prof. Dr. Otávio José Lemos Costa -  Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE);



Ana Carolina dos Santos Marques, intitulada “As espacialidades instituídas pelas jovens mulheres negras na e por meio da cultura Hip-Hop em Londrina (PR)”.



Orientação do Prof. Dr. Nécio Turra Neto



Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Presidente Prudente (UNESP-PP)





Melhor tese



Laura dos Santos Rougemont, intitulado “À margem da voz: sobre fronteiras e violência política contra mulheres na Amazônia”.



Orientação do Prof. Dr. Valter do Carmo Cruz -  Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, campus Niterói (UFF-Niterói)



 



Menção honrosa tese



Natalia Duarte Cáceres, intitulada “Organizaciones comunitarias de prestación del servicio del agua en Villavicencio (Colombia): repercusiones, desafíos y propuestas para el abastecimiento de agua en las ciudades”.



Orientação do Prof. Dr. Antônio Pereira Magalhães Junior  - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)



Paulo Baltazar, intitulada “Geografiana óyoe têrenoe ya poké’exake toné Yoko ipéakaxoti/Geografia das afetividades no território indígena  Taunay/Ipegue”.



Orientação do Prof. Dr. Marcos Leandro Mondardo - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).





4. Prêmio Ailton Luchiari (Geotecnologias)



Melhor Dissertação



Izaias de Souza Silva, intitulada: Proposta de mapeamento de cobertura

e uso da terra a partir do método de detalhamento progressivo: estudo de caso para o  entorno dos reservatórios das Uhes batalha e Itumbiara.

Orientador: Prof. Dr. Diego Tarley Ferreira Nascimento. PPGEO/UEG





Menção honrosa Dissertação



Yasmim Rizzolli Fontana dos Santos, dissertação intitulada: Cartografia geomorfológica de detalhe aplicada ao geopatrimônio: geomorfossítios do projeto geoparque caminhos dos cânions do sul, SC/RS



Orientador: Prof. Dr. Jairo Valdati - PPGEO/ UFSC



 



Melhor Tese



Cibele Oliveira Lima, com a tese intitulada: Metodologia para a avaliação da

vulnerabilidade social a eventos extremos costeiros no Brasil.

Orientador: Orientador: Prof. Dr. Jarbas Bonetti e Coorientadora: Profª. Drª Marinez Scherer – PPGEO/ UFSC





Menção honrosa tese



Fábia Antunes Zaloti, com a tese intitulada: Via Metropolitana: dinâmica

da cobertura e usos da terra após implantação em Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador, Bahia, Brasil. Orientadora: Profa. Dra. Dária Maria Cardoso Nascimento POSGEO/UFBA


Baixar arquivo

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim