Carta de apresentação da nova diretoria da ANPEGE - 2024/2025

Ano de publicação: 2024

Por uma Geografia dos saberes, das diferenças e das lutas.

Prezadas(os) coordenadoras(es), secretárias(os), membros de colegiados, discentes de pós-graduação, comunidade de pesquisadoras(es) e professoras(es),

É com sentimento de satisfação, desafio e muito compromisso que comunicamos a posse da nova diretoria da ANPEGE para o biênio 2024-2025.

Em 2023 a ANPEGE completou trinta anos. Desde sua fundação, a associação vem cumprindo um importante papel como representante da pós-graduação, do ensino e da pesquisa em Geografia no Brasil. Em todos esses anos temos enfrentado diferentes desafios e transformações que atravessam a totalidade das formas de produzir ciência no Brasil.

Até 2016 nossa grande preocupação era apoiar a consolidação, ampliação e interiorização dos cursos de Mestrado e Doutorado em Geografia. Em razão do golpe impetrado por parte da direita e extrema direita brasileira outra realidade nos foi imposta: a de atuar no sentido de resistir ao plano de destruição da ciência pelo governo anterior, com ênfase em ataques às ciências humanas. Incorporamos prontamente a resistência ao fechamento de Programas (notadamente os de nota 3 e 4), aos cortes de bolsas, a redução drástica do orçamento e a intensificação do processo de privatização e mercantilização da produção de conhecimento. Nesse contexto, entendemos que a Geografia deveria manter seu papel importante em pensar o Brasil e, a partir disso, defender a ciência, a democracia, os movimentos sociais, as políticas inclusivas e, principalmente, uma produção acadêmica de qualidade e socialmente referenciada.

Em 2022, discutimos nos espaços de diálogos, debates em fóruns e defendemos nas urnas, que o único caminho possível para a sociedade brasileira era a defesa da democracia, da recuperação de políticas públicas historicamente conquistadas por trabalhadores e trabalhadoras, camponeses e camponesas, movimentos sociais e sociedades diversas que existem e resistem, e lutam por um por uma sociedade com garantia de direitos. Nas urnas, venceu o projeto que defende um Brasil democrático. No entanto, ainda há muito o que recuperar e muitos de nossos algozes permanecem no poder. (...)



[LEIA A NOTA COMPLETA NO ARQUIVO PDF]

 


Baixar arquivo

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim