XV ENANPEGE - 9 a 13/10/23| Palmas -Tocantins

Nesta XV edição do ENANPEGE o tema do evento será “Geografias da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo” e norteará as temáticas debatidas nas Conferências, Mesas Redondas e Grupos de Trabalho (GTs). Esta será a primeira edição presencial do evento após a pandemia do Coronavírus/Covid-19. Não obstante, acontecerá ainda num contexto de crises institucionais, notadamente política e econômico-financeira, cujo reflexo se projeto diretamente sobre a organização das universidades e, nelas, sobre os programas de pós-graduação. Isso nos leva a compreender a necessidade de um evento que represente uma transição de cenários. Contudo, nesta edição poderemos também lançar um olhar mais panorâmico sobre os efeitos da pandemia na pesquisa e na produção geográficas e na formação de docente de alto nível. Nesta perspectiva, temos a intenção de realizar um encontro em que a pós-graduação em Geografia brasileira possa olhar para si dentro de contextos nacionais, reconhecer-se e projetarpossibilidades, a serem vislumbradas numa perspectiva dialógica com Geografias de outros países

A construção do ENANPEGE aponta uma esperança necessária, concreta e definitivamente assegurada na coragem e na luta, mesmo em tempos sombrios. Isso significa defender a liberdade de pensamento, o diálogo de saberes, a circulação de ideias, a bibliodiversidade e o direito de todos e todas de se expressarem, não só na esfera da academia, mas também do largo tecido social. Do mesmo modo, defender o direito de exporem a sua visão e a sua experiência sobre o mundo do trabalho, a estrutura territorial, a cultura e qualquer tema e assunto que requisitem uma interpretação lúcida para que não redundem em constatações opressoras, muito próprias dos regimes autoritários.

O XV ENANPEGE é uma realização da ANPEGE (diretoria do biênio 2022-2023: Outros Outubros Virão) em associação com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UFT. Este programa é sediado no campus de Porto Nacional, município distante da capital, Palmas, em 65 km, tendo sido criado no ano de 2011. Próximo de completar doze anos de existência, o PPGG conta com 107 dissertações defendidas até o momento e no ano de 2022 a sua nota no sistema de avaliação da CAPES foi elevada de 3 para 4.

Quando de seu surgimento, em 2011, foi de fundamental importância o estágio de Professor Visitante Nacional Sênior PVNS/CAPES de Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) na UFT. Doze anos depois, o programa conta hoje com 17 professores, sendo 13 permanentes e 4 colaboradores. Eles estão distribuídos em três linhas de pesquisas: Análise e Gestão Geoambiental; Estudos Geoterritoriais; e Ensino de Geografia, componentes de uma única área de concentração: Dinâmica Geoterritorial e Geoambiental.

O PPGG conta com o suporte dos núcleos: NURBA – Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários (responsável pela Revista Produção Acadêmica); NEMAD – Núcleo de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (responsável pela Revista Interface); e NEUCIDADES – Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades. Além desses núcleos, o PPGG conta ainda com o OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais e com os laboratórios LEGEO – Laboratório de Ensino de Geografia; LAGET – Laboratório de Estudos Geoterritoriais e LGA – Laboratório de Análises Geoambientais.

 

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim