Carta de apresentação

Prezadas(os) coordenadoras(es), secretárias(os), membros de colegiados, discentes de pós-graduação, comunidade de pesquisadoras(es) e professoras(es), é com sentimento de satisfação e desafio que comunicamos a posse da nova diretoria da ANPEGE para o biênio 2020-2021.


Recém completados 25 anos a ANPEGE certamente cumpriu um importante papel como representante da pós-graduação, do ensino e da pesquisa em Geografia no Brasil. Nesse período, a associação passou por diferentes conjunturas políticas que influenciaram na forma como se desenvolveu a ciência no país. Até 2016 a preocupação maior da ANPEGE foi apoiar a consolidação, ampliação e interiorização dos cursos de Mestrado e Doutorado em Geografia. Agora, uma outra realidade nos é imposta: a de atuar no sentido de resistir ao plano de destruição da ciência brasileira pelo atual governo federal, com ênfase em ataques às ciências humanas. Das ações de consolidação e ampliação da pós-graduação, tudo indica que migraremos às ações de resistência - resistência ao fechamento de Programas (notadamente os de nota 3 e 4), aos cortes de bolsas, a redução drástica do orçamento e a intensificação do processo de privatização e mercantilização da produção de conhecimento.

Diante dessa conjuntura, a nova gestão defenderá que a Geografia tem um papel importante em pensar o Brasil e, a partir disso, defender a ciência brasileira, a democracia, os movimentos sociais, as políticas inclusivas e, principalmente, uma produção acadêmica de qualidade e socialmente referenciada. Assim, será tarefa dessa Gestão estar junto aos Programas de Pós-Graduação em Geografia e às outras associações e representações cientificas. O “Future-se” já é uma realidade (transformado em Lei). O colapso orçamentário das Universidades e a perseguição ao pensamento crítico, também. Caberá, portanto, estarmos unidos de forma propositiva e resistente.
Esperamos estar todas(os) juntas(os) no próximo Fórum de coordenadoras(es), editoras(es), pesquisadoras(es) e discentes a ser realizado no início do Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 12 e 13 de julho de 2020. Em breve começaremos a articulação para o Fórum.

Os contatos com a Diretoria da ANPEGE continuam os mesmos, com uma novidade que é o e-mail da presidência. Os contatos são:
- Pelo nosso webmail diretamente pela homepage da ANPEGE (http://www.anpege.ggf.br)
- Presidência: presidência.anpege@gmail.com - Secretaria: secretaria.anpege@gmail.com - Tesouraria: tesouraria_anpege@hotmail.com

Por fim, agradecemos aos professores Manoel Fernandes, Sueli Angelo, Dada Martins e Manoel Santana pelo apoio e solidariedade com a gestão que se inicia. Também agradecemos ao Conselho Fiscal - os professores Everaldo Santos Melazzo Paulista (UNESP Presidente Prudente), Charlei Aparecido da Silva (UFGD) e Maria Adailza Martins Albuquerque (UFPB) – que aceitaram continuar contribuindo com nossa associação.

Grande abraço!

Presidente: Marco Antonio Mitidiero Junior Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Secretário: José Gilberto de Souza Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro)

Tesoureiro: Carlos Alberto Feliciano Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP Presidente Prudente)

Editora: Maria Franco Garcia Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

  • Últimas notícias

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim